SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Andragogia: desarrollo personal y el aprendizaje del adultoEl joven Catopé y sus procedimientos educativos en el traje de Nuestra Señora del Rosario, en Montes Claros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

CASANOVA, Letícia Veiga  y  FERREIRA, Valéria Silva. A relação escola-família nos documentos da política para a educação básica: que relação se induz?. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.2, e33803.  Epub 25-Abr-2022. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.2.33803.

A presente pesquisa analisou os tipos de relações escolas-famílias delineadas pelos documentos da política para a Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases n° 9.394/96. O caminho metodológico teve como referência a análise arqueológica de Foucault, que busca profundidade, reconhece as posições e as funções que os sujeitos ocupam e procura definir as unidades, os conjuntos, as séries e os jogos de relações em um tecido documental. Os resultados apontam para o movimento empresarial como um dos atores que estão influenciando a elaboração dos documentos e, dessa forma, trazem os valores de uma perspectiva de mercantilização para os processos da educação e das relações escolas-famílias. Essas relações mobilizam as famílias a participarem da melhoria da qualidade da educação. Contudo, a qualidade é medida pela performance nos testes padronizados e, assim, cabe às famílias fiscalizarem o gerenciamento das performances mensuráveis.

Palabras clave : Relação escola-família; políticas públicas; educação básica; mercantilização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )