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Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

CASANOVA, Letícia Veiga  e  FERREIRA, Valéria Silva. A relação escola-família nos documentos da política para a educação básica: que relação se induz?. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.2, e33803.  Epub 25-Abr-2022. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.2.33803.

A presente pesquisa analisou os tipos de relações escolas-famílias delineadas pelos documentos da política para a Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases n° 9.394/96. O caminho metodológico teve como referência a análise arqueológica de Foucault, que busca profundidade, reconhece as posições e as funções que os sujeitos ocupam e procura definir as unidades, os conjuntos, as séries e os jogos de relações em um tecido documental. Os resultados apontam para o movimento empresarial como um dos atores que estão influenciando a elaboração dos documentos e, dessa forma, trazem os valores de uma perspectiva de mercantilização para os processos da educação e das relações escolas-famílias. Essas relações mobilizam as famílias a participarem da melhoria da qualidade da educação. Contudo, a qualidade é medida pela performance nos testes padronizados e, assim, cabe às famílias fiscalizarem o gerenciamento das performances mensuráveis.

Palavras-chave : Relação escola-família; políticas públicas; educação básica; mercantilização.

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