SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue2School-family relation in policy documents for basic educationKnowledge of university teaching: a study with professors of History teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

BRANDAO, Viviane Bernadeth Gandra  and  ALVES, Vânia de Fátima Noronha. O jovem Catopê e seus processos educativos no terno de Nossa Senhora do Rosário, em Montes Claros. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.2, e33808.  Epub Apr 25, 2022. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.2.33808.

Este estudo analisa a dinâmica formativa do jovem, praticante de Congado (manifestação religiosa típica de negros), observando os seus processos educativos e constituição no segundo terno dos Catopês de Nossa Senhora, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais. Essa manifestação se destaca por ser a que possui o maior número de jovens que expressam em suas práticas uma mistura de ritos religiosos luso, africanos e católicos. Este trabalho fundamenta-se na relação entre educação e cultura, partindo do pressuposto de que as construções dos processos educativos experienciados pelos jovens Catopês, nessa manifestação, contribuem para a continuidade da formação subjetiva dos mesmos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratória, com abordagem etnográfica, por meio da observação participante, entrevistas e a realização de um grupo focal. Os resultados possibilitam reflexão sobre o sentido atual de uma tradição duradoura para um grupo especifico que perpassa a dinâmica da cultura e da educação.

Keywords : Educação; juventude; tradição religiosa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )