SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2El joven Catopé y sus procedimientos educativos en el traje de Nuestra Señora del Rosario, en Montes ClarosÉtica en investigación: análisis de los trabajos de un máster en Educación cearense índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

MAGALHAES JUNIOR, Antônio Germano; NETA, Maria de Lourdes da Silva  y  SANTOS, Maria Terla Silva Carneiro dos. Saberes da docência universitária: um estudo com professores de ensino de História. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.2, e33909.  Epub 25-Abr-2022. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.2.33909.

Esta escrita, resultado de investigações realizadas por um grupo de pesquisadores, objetivou compreender a constituição dos saberes que são mobilizados nas práticas de ensino de professores atuantes na área de “história e ensino” do Curso de Licenciatura em História, ofertado por uma instituição de ensino superior (IES) pública cearense. Para tanto, levou-se em consideração aspectos da trajetória de vida, que estão para além de sua experiência acadêmica e profissional. Em face de privilegiar a abordagem qualitativa, escolhemos o Estudo de Caso como opção de caminho metodológico e, recorremos à pesquisa bibliográfica e documental, e, entrevistas semiestruturadas. Os resultados, analisados a partir da Análise de Conteúdo Temática, revelaram que os saberes mobilizados nas práticas de ensino dos professores investigados contemplam saberes da formação, da experiência, da ação pedagógica e sua constituição corrobora o caráter personalizado desses saberes que as pesquisas da área vêm mostrando.

Palabras clave : docência universitária; saberes docentes; professores de ensino de história.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )