SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2O jovem Catopê e seus processos educativos no terno de Nossa Senhora do Rosário, em Montes ClarosÉtica em pesquisa: análise das dissertações de um mestrado em Educação cearense índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

MAGALHAES JUNIOR, Antônio Germano; NETA, Maria de Lourdes da Silva  e  SANTOS, Maria Terla Silva Carneiro dos. Saberes da docência universitária: um estudo com professores de ensino de História. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.2, e33909.  Epub 25-Abr-2022. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.2.33909.

Esta escrita, resultado de investigações realizadas por um grupo de pesquisadores, objetivou compreender a constituição dos saberes que são mobilizados nas práticas de ensino de professores atuantes na área de “história e ensino” do Curso de Licenciatura em História, ofertado por uma instituição de ensino superior (IES) pública cearense. Para tanto, levou-se em consideração aspectos da trajetória de vida, que estão para além de sua experiência acadêmica e profissional. Em face de privilegiar a abordagem qualitativa, escolhemos o Estudo de Caso como opção de caminho metodológico e, recorremos à pesquisa bibliográfica e documental, e, entrevistas semiestruturadas. Os resultados, analisados a partir da Análise de Conteúdo Temática, revelaram que os saberes mobilizados nas práticas de ensino dos professores investigados contemplam saberes da formação, da experiência, da ação pedagógica e sua constituição corrobora o caráter personalizado desses saberes que as pesquisas da área vêm mostrando.

Palavras-chave : docência universitária; saberes docentes; professores de ensino de história.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )