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Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

PINTO, Cesar Augusto Sadalla; MENDONCA, Luciana de Oliveira Souza; MONTE, Thaidys da Conceicao Lima do  e  NUNES, João Batista Carvalho. Ética em pesquisa: análise das dissertações de um mestrado em Educação cearense. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.2, e34020.  Epub 25-Abr-2022. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.2.34020.

Objetivou-se analisar como as dissertações de uma instituição de ensino cearense abordam as questões éticas na pesquisa. Realizou-se um estudo quantitativo com 104 dissertações, considerando a presença de cuidados éticos no resumo; a presença de seção sobre os aspectos éticos da pesquisa; a presença de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido; e a aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa. Realizou-se análise estatística não paramétrica por meio do teste de Kruskal-Wallis, com nível de significância de 0,05, mediante utilização do software SigmaStat 3.5. Os dados revelaram que a maioria das dissertações não atende na íntegra a Resolução CNS n.º 466/2012, apesar disso fazem referências éticas ao longo do trabalho. Não houve diferenças estatisticamente significativas (p>0,05) em relação às categorias de análise, em função do ano de defesa.

Palavras-chave : ética na pesquisa; pesquisa educacional; pós-graduação.

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