SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Ética em pesquisa: análise das dissertações de um mestrado em Educação cearenseInstrumento de pesquisa para prevenção da evasão nas instituições de ensino superior à distância: metodologia de construção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

JACINTO, Asaph Armando. Estudos sobre educação no Ensino Superior no Brasil. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.2, e34595.  Epub 25-Abr-2022. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.2.34595.

O Ensino Superior está crescendo mundialmente e no Brasil. Este tra-balho teve como objetivo realizar uma análise bibliométrica dos artigos científicos brasileiros sobre educação no ensino superior. Para isso, foi utilizada a base de dados do Web of Science. Foram verificados diversos indicadores, como a posição do Brasil mundialmente em relação ao número de publicações e de citações, idioma das publicações e colaborações internacionais. Esses dados foram comparados aos de outros países no MERCOSUL e na América Latina. Além disso, as principais instituições e agências de fomento no país foram identificadas. Os resultados mostraram que o Brasil é o principal país na América Latina nessa área e, também, está entre os maiores do mundo. A maior parte das publicações verificadas é em português, feita por universidades públicas (como USP, UFSC e Unesp), patrocinadas por agentes públicos (como CNPq, CAPES e FAPESP). Os maiores parceiros internacionais foram Portugal, Espanha e Estados Unidos. Além disso, foram indicadas sugestões de trabalhos futuros.

Palavras-chave : educação; ensino superior; universidade; bibliometria; cien-tometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )