SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Memorias de mi caminada por la maestría y doctorado50 años del PPG en Educación de la PUCRS: memorias, trayectorias y agradecimientos de una alumna/profesora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

FOSSATTI, Paulo. Experiência pessoal-profissional: do saber e cuidar de si. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-43980.  Epub 17-Jul-2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.43980.

O artigo trata da experiência pessoal-profissional durante a realização do Doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem por objetivo revisitar, reflexivamente, a trajetória do autor a partir da experiência vivida no período 2006-2009 por ocasião de seu doutorado. A metodologia, baseada em narrativas de histórias de vida, procura reconstruir os memoriais partilhados e discutidos na coletividade do Programa de Pós-Graduação em Educação. Esta construção se dá em diálogo com a literatura dos próprios professores do referido curso. Os resultados evidenciam a inseparabilidade da vida pessoal-profissional, dos discursos e práticas vivenciados por esta comunidade acadêmica. Mostram, ainda, o legado deixado por uma formação que integra hard e soft skills entregando profissionais competentes para a vida, na solução de problemas reais, especialmente, no campo da educação. Conclui-se pelo mérito da formação recebida como promotora de mobilidade e transformação social.

Palabras clave : formação; doutorado em educação; história de vida; PUCRS.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )