SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Memórias da minha caminhada pelo mestrado e doutorado50 Anos do PPG Educação da PUCRS: memórias, trajetórias e gratidão de uma aluna/professora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

FOSSATTI, Paulo. Experiência pessoal-profissional: do saber e cuidar de si. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-43980.  Epub 17-Jul-2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.43980.

O artigo trata da experiência pessoal-profissional durante a realização do Doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem por objetivo revisitar, reflexivamente, a trajetória do autor a partir da experiência vivida no período 2006-2009 por ocasião de seu doutorado. A metodologia, baseada em narrativas de histórias de vida, procura reconstruir os memoriais partilhados e discutidos na coletividade do Programa de Pós-Graduação em Educação. Esta construção se dá em diálogo com a literatura dos próprios professores do referido curso. Os resultados evidenciam a inseparabilidade da vida pessoal-profissional, dos discursos e práticas vivenciados por esta comunidade acadêmica. Mostram, ainda, o legado deixado por uma formação que integra hard e soft skills entregando profissionais competentes para a vida, na solução de problemas reais, especialmente, no campo da educação. Conclui-se pelo mérito da formação recebida como promotora de mobilidade e transformação social.

Palavras-chave : formação; doutorado em educação; história de vida; PUCRS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )