SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1O perfume da formaçãoPermanência estudantil e sucesso acadêmico: a voz dos atores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

NAIDITCH, Fernando. Faciendo discimus: a convergência do fazer e do aprender em programas de estudo no exterior. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-43990.  Epub 17-Jul-2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.43990.

Estudar no exterior, ou “study abroad”, se tornou uma prática comum em universidades americanas para oferecer uma educação mais ampla e equilibrada aos estudantes. A necessidade de aprender sobre um pronto de vista diferente, de conhecer novas ideias e de experimentar a vida em um outro país, ainda que por um curto espaço de tempo, tornou-se praticamente parte da grade curricular de muitos cursos. Além de preparar estudantes para suas futuras carreiras profissionais, a universidade tem o papel de auxiliá-los na vida adulta e isso inclui propiciar oportunidades para que eles tenham experiências educativas além da sala de aula e do campus. Os programas de estudo no exterior permitem ao dicente conhecer novas realidades e, assim, desenvolver o que nos referimos como os 4 C's: crítica (pensamento crítico), comunicação, colaboração e criatividade. Programas de estudos no exterior como parte da jornada universitária de estudantes enriquecem a experiência acadêmica e ajudam a desenvolver uma série de habilidades e competências que podem transformar a vida dos estudantes tanto pessoal como profissionalmente.

Palavras-chave : estudar no exterior; universidades; aprendizagem experiencial; competências e habilidades acadêmicas; internacionalizacão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )