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Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

KOHLS-SANTOS, Pricila. Permanência estudantil e sucesso acadêmico: a voz dos atores. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-43977.  Epub 17-Jul-2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.43977.

O presente artigo apresenta os avanços ao longo da trajetória de formação, ademais de resultados qualitativos de um estudo do tipo quanti-quali a partir da realização de grupos focais. Analisa as perspectivas de cinco docentes e cinco discentes de uma instituição do sul do Brasil, sobre a permanência estudantil na educação superior, levando em consideração, pelos fatores apontados na literatura, o engagament como um dos aspectos importantes nos estudos para a permanência. Assim, tomando como referência, Tinto (1987, 2012, 2017, 2020), Kohls-Santos (2020, 2021, 2022), Trowler (2010), Coates (2007), se identifica a relevância da motivação pessoal, a relação entre pares e as atividades extraclasse para a permanência estudantil, o que pode auxiliar as instituições a repensarem suas estratégias para diminuir as taxas de abandono. As respostas de docentes e estudantes permitem reconhecer a importância da criação de um vínculo entre eles, no qual os estudantes se sintam reconhecidos a partir do acompanhamento de seus professores. As variáveis que surgem no estudo nos levam a um nível diferente, para além do meramente econômico, uma vez que colocam o estudante como um participante ativo em seu processo de formação e os professores e instituições como responsáveis pela mudança paradigmática que deve ocorrer na educação.

Palavras-chave : educação superior; permanência estudantil; perspectiva docente; perspectiva discente.

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