SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1Research that develops people, contributes to science, and impacts SocietyThe appropriation of the alphabetic writing system by children with intellectual disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

CONTE, Elaine  and  SANTOS, Cristiele Borges dos. Experiências pedagógicas em mini-histórias. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-41117.  Epub July 17, 2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.41117.

O artigo analisa algumas experiências formativas desenvolvidas com professores no campo da educação infantil e voltadas para a práxis com mini-histórias. Trata-se de discutir, por meio da pesquisa-formação, o campo sensível do agir pedagógico na EI, para contextualizar as práticas ético-estéticas de mini-histórias à criação de conhecimentos. As mini-histórias se configuram como formas de ver e narrar o mundo infantil, sob o olhar dos professores. As contribuições da investigação estão vinculadas aos processos reflexivos do agir pedagógico, no ato de interagir, de fortalecer as reelaborações com mini-histórias, que envolvem a leitura das questões humanas, para aprender a olhar, escutar, investigar, realizar o gesto de fotografar, escrever e aprender a ser um professor sensível.

Keywords : mini-histórias; educação infantil; experiências pedagógicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )