SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Investigación para el desarrollo de personas contribuye para la ciencia y genera impacto en la sociedadeLa apropiación del sistema de escritura alfabética por parte de niños con discapacidad intelectual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

CONTE, Elaine  y  SANTOS, Cristiele Borges dos. Experiências pedagógicas em mini-histórias. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-41117.  Epub 17-Jul-2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.41117.

O artigo analisa algumas experiências formativas desenvolvidas com professores no campo da educação infantil e voltadas para a práxis com mini-histórias. Trata-se de discutir, por meio da pesquisa-formação, o campo sensível do agir pedagógico na EI, para contextualizar as práticas ético-estéticas de mini-histórias à criação de conhecimentos. As mini-histórias se configuram como formas de ver e narrar o mundo infantil, sob o olhar dos professores. As contribuições da investigação estão vinculadas aos processos reflexivos do agir pedagógico, no ato de interagir, de fortalecer as reelaborações com mini-histórias, que envolvem a leitura das questões humanas, para aprender a olhar, escutar, investigar, realizar o gesto de fotografar, escrever e aprender a ser um professor sensível.

Palabras clave : mini-histórias; educação infantil; experiências pedagógicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )