SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Pesquisa que desenvolve pessoas, contribui para a ciência e gera impacto na sociedadeA apropriação do sistema de escrita alfabética por crianças que apresentam deficiência intelectual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

CONTE, Elaine  e  SANTOS, Cristiele Borges dos. Experiências pedagógicas em mini-histórias. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-41117.  Epub 17-Jul-2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.41117.

O artigo analisa algumas experiências formativas desenvolvidas com professores no campo da educação infantil e voltadas para a práxis com mini-histórias. Trata-se de discutir, por meio da pesquisa-formação, o campo sensível do agir pedagógico na EI, para contextualizar as práticas ético-estéticas de mini-histórias à criação de conhecimentos. As mini-histórias se configuram como formas de ver e narrar o mundo infantil, sob o olhar dos professores. As contribuições da investigação estão vinculadas aos processos reflexivos do agir pedagógico, no ato de interagir, de fortalecer as reelaborações com mini-histórias, que envolvem a leitura das questões humanas, para aprender a olhar, escutar, investigar, realizar o gesto de fotografar, escrever e aprender a ser um professor sensível.

Palavras-chave : mini-histórias; educação infantil; experiências pedagógicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )