SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Experiências pedagógicas em mini-históriasContextualização do ensino de língua portuguesa e literatura: uma ferramenta de inclusão do sujeito quilombola em tempos de pandemia? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

GOMES, Adriana Leite Limaverde  e  MORAIS, Artur Gomes de. A apropriação do sistema de escrita alfabética por crianças que apresentam deficiência intelectual. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-41334.  Epub 17-Jul-2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.41334.

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa que analisou, a partir de escritas espontâneas com e sem figuras, a apropriação do sistema de escrita alfabética por crianças com deficiência intelectual na fase inicial da alfabetização. No estudo, oito crianças participaram de uma avaliação inicial e final do nível psicogenético da escrita. Verificamos, em ambas as situações, uma frequência importante de variados subníveis de escrita, na produção de uma mesma criança, tanto na condição com figura como na sem figura. Observamos que não ocorreu efeito positivo da testagem com figura sobre a evolução do nível conceitual de escrita das crianças. Pelo contrário, na condição com figuras, identificamos menor percentual de notações do nível alfabético, acompanhada de uma ampliação de escritas “Outras”, cujas características não foram contempladas na teoria da psicogênese da língua escrita, como descrita por Ferreiro e Teberosky (1979). Concluímos que nem sempre a diversificação dos subníveis nas diferentes situações de testagem revelou uma evolução conceitual da escrita. Ademais, havia uma relação entre o grau de dificuldade de escrita e o resultado desse registro.

Palavras-chave : apropriação do sistema de escrita alfabética; níveis psicogenéticos da escrita; software educativo; deficiência intelectual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )