SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1The appropriation of the alphabetic writing system by children with intellectual disabilitiesBasic Education Teachers’ Cognitions and Practices on Social Skills author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

TELES, Maria Patrícia de Oliveira; COSTA, Emanuel Moura  and  COSTA JUNIOR, Euvaldo de Sousa. Contextualização do ensino de língua portuguesa e literatura: uma ferramenta de inclusão do sujeito quilombola em tempos de pandemia?. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-41564.  Epub July 17, 2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.41564.

Objetivou-se analisar as mediações pedagógicas realizadas na disciplina de língua portuguesa, no que tange a literatura dos anos finais do ensino fundamental com a finalidade de contextualizar o sujeito quilombola em Bela Vista-PI na pandemia de COVID-19. O levantamento de dados foi feito através da análise do conteúdo dos cadernos de atividades encaminhados pelas escolas aos alunos dos anos finais do ensino fundamental durante os meses de agosto e dezembro do ano de 2020. Para dar suporte à análise, contribuíram com o estudo a respeito da mediação as abordagens de Alves (2020), Antunes (2014) e Pino e Sigardo (2000). Referente à mediação e à contextualização no ensino de língua portuguesa, as produções de Soares (2002), Bernardo (2016); Daros (2021) colaboraram com pesquisa a respeito da educação na pandemia de COVID-19 e sobre a educação do sujeito quilombola. Foi possível constatar que, embora a contextualização da vida do sujeito quilombola, bem como de outras minorias, no ensino na disciplina de língua portuguesa pudesse contribuir para a inclusão, os professores não a empregaram como instrumento pedagógico.

Keywords : mediação; ensino; língua e literatura portuguesa; quilombola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )