SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1Contextualization of the teaching of portuguese language and literature: a tool for inclusion of the quilombola subject in times of pandemic?Secondary school and the Classes Integrais of Colégio Estadual do Paraná: formative aspects (1960-1967) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

SILVA-IMBIRIBA, Andréa; LELLIS, Irani Lauer  and  OLIVEIRA, Núbia dos Santos. Cognições e práticas de professores da educação básica sobre habilidades sociais. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-33303.  Epub July 17, 2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.33303.

Considerando que as cognições docentes são determinantes no desenvolvimento humano, uma vez que exercem forte influência na maneira como caracterizam os fenômenos e, consequentemente, guiam os comportamentos e suas práticas, esta pesquisa objetivou conhecer as cognições e as práticas de professores que atuam na rede pública e privada de ensino na cidade de Santarém-Pará, acerca do construto habilidades sociais. A pesquisa foi realizada com 10 professores, sendo cinco da rede pública e cinco da rede particular atuantes na educação básica. Os dados coletados nas entrevistas foram analisados através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados mostraram que os professores relacionam suas cognições sobre Habilidades Sociais como necessárias para o desenvolvimento integral do educando. Fica evidenciada, ainda, a necessidade de novas pesquisas na área, com foco em intervenção ou treinamentos de habilidades sociais para este público.

Keywords : cognições e práticas; habilidades sociais; educação básica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )