SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1Basic Education Teachers’ Cognitions and Practices on Social SkillsReflections on Education for Global Citizenship in the education of undergraduate students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

CHAVES JUNIOR, Sergio Roberto. Ensino secundário e as Classes Integrais do Colégio Estadual do Paraná: aspectos formativos (1960-1967). Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-34136.  Epub July 17, 2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.34136.

O texto apresenta questões relacionadas aos aspectos formativos das Classes Integrais do Colégio Estadual do Paraná (CEP), experiência de inovação pedagógica do ensino secundário desenvolvida entre 1960 e 1967 no modelar colégio situado em Curitiba-PR. Essa experiência, em conjunto com as iniciativas congêneres desenvolvidas em outras instituições de ensino brasileiras e que atenderam pela denominação de Classes Experimentais, constituíram parte das propostas de inovação pedagógica desenvolvidas a partir dos anos 1950 em território nacional. A análise das fontes possibilitou a identificação de um conjunto de ações pedagógicas desenvolvidas visando à formação integral dos estudantes participantes das turmas selecionadas para aquela inovação educacional, tendo em vista as transformações sociais do contexto.

Keywords : Classes Integrais; ensino secundário; inovações pedagógicas; Colégio Estadual do Paraná.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )