SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Conocimientos y prácticas de los profesores de educación básica sobre habilidades socialesReflexiones sobre la Educación para la Ciudadanía Global en la formación de estudiantes universitarios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

CHAVES JUNIOR, Sergio Roberto. Ensino secundário e as Classes Integrais do Colégio Estadual do Paraná: aspectos formativos (1960-1967). Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-34136.  Epub 17-Jul-2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.34136.

O texto apresenta questões relacionadas aos aspectos formativos das Classes Integrais do Colégio Estadual do Paraná (CEP), experiência de inovação pedagógica do ensino secundário desenvolvida entre 1960 e 1967 no modelar colégio situado em Curitiba-PR. Essa experiência, em conjunto com as iniciativas congêneres desenvolvidas em outras instituições de ensino brasileiras e que atenderam pela denominação de Classes Experimentais, constituíram parte das propostas de inovação pedagógica desenvolvidas a partir dos anos 1950 em território nacional. A análise das fontes possibilitou a identificação de um conjunto de ações pedagógicas desenvolvidas visando à formação integral dos estudantes participantes das turmas selecionadas para aquela inovação educacional, tendo em vista as transformações sociais do contexto.

Palabras clave : Classes Integrais; ensino secundário; inovações pedagógicas; Colégio Estadual do Paraná.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )