SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Cognições e práticas de professores da educação básica sobre habilidades sociaisReflexões sobre a Educação para a Cidadania Global na formação dos estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

CHAVES JUNIOR, Sergio Roberto. Ensino secundário e as Classes Integrais do Colégio Estadual do Paraná: aspectos formativos (1960-1967). Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-34136.  Epub 17-Jul-2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.34136.

O texto apresenta questões relacionadas aos aspectos formativos das Classes Integrais do Colégio Estadual do Paraná (CEP), experiência de inovação pedagógica do ensino secundário desenvolvida entre 1960 e 1967 no modelar colégio situado em Curitiba-PR. Essa experiência, em conjunto com as iniciativas congêneres desenvolvidas em outras instituições de ensino brasileiras e que atenderam pela denominação de Classes Experimentais, constituíram parte das propostas de inovação pedagógica desenvolvidas a partir dos anos 1950 em território nacional. A análise das fontes possibilitou a identificação de um conjunto de ações pedagógicas desenvolvidas visando à formação integral dos estudantes participantes das turmas selecionadas para aquela inovação educacional, tendo em vista as transformações sociais do contexto.

Palavras-chave : Classes Integrais; ensino secundário; inovações pedagógicas; Colégio Estadual do Paraná.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )