SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1“What I Love Is This Cactus”: becoming of images, math(s) and researchDevelopment of competences: a study with teachers of higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

MARTINS, Rosana Maria  and  ANUNCIATO, Rosa Maria Moraes. “Sigo procurando quem eu sou, sou o que quero ser!” Narrativas profissionais de Stella. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-34441.  Epub July 17, 2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.34441.

Esta investigação é parte de uma pesquisa de doutorado que discute a formação de professores em contextos colaborativos online. Desenvolvida no ambiente Moodle, do Portal de Professores da Universidade Federal de São Carlos, constituiu-se em uma comunidade de aprendizagem online, envolvendo licenciandos em Pedagogia no último ano de formação inicial e professores iniciantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Os dados da pesquisa são de uma professora que inicialmente participou como licencianda e, posteriormente, foi acompanhada por meio de narrativas autobiográficas em seu processo de inserção à carreira profissional. Nosso objetivo é analisar, por meio das narrativas autobiográficas profissionais dessa professora, o percurso de indução à docência realizado na pesquisa colaborativa. No percurso de seu início de carreira, a professora, deixa pistas sobre como vê prospectivamente metas e objetivos profissionais para ajudá-la a constituir-se professora. Ela, também, se coloca como uma professora reflexiva, focada em seus desejos e necessidades formativas.

Keywords : formação profissional; professor iniciante; indução à carreira; aprendizagem da docência; narrativas autobiográficas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )