SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1“Eu adoro é esse cacto aqui”: devires de imagens, de matemática(s) e de pesquisaDesenvolvimento de competências: um estudo com docentes do ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

MARTINS, Rosana Maria  e  ANUNCIATO, Rosa Maria Moraes. “Sigo procurando quem eu sou, sou o que quero ser!” Narrativas profissionais de Stella. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-34441.  Epub 17-Jul-2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.34441.

Esta investigação é parte de uma pesquisa de doutorado que discute a formação de professores em contextos colaborativos online. Desenvolvida no ambiente Moodle, do Portal de Professores da Universidade Federal de São Carlos, constituiu-se em uma comunidade de aprendizagem online, envolvendo licenciandos em Pedagogia no último ano de formação inicial e professores iniciantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Os dados da pesquisa são de uma professora que inicialmente participou como licencianda e, posteriormente, foi acompanhada por meio de narrativas autobiográficas em seu processo de inserção à carreira profissional. Nosso objetivo é analisar, por meio das narrativas autobiográficas profissionais dessa professora, o percurso de indução à docência realizado na pesquisa colaborativa. No percurso de seu início de carreira, a professora, deixa pistas sobre como vê prospectivamente metas e objetivos profissionais para ajudá-la a constituir-se professora. Ela, também, se coloca como uma professora reflexiva, focada em seus desejos e necessidades formativas.

Palavras-chave : formação profissional; professor iniciante; indução à carreira; aprendizagem da docência; narrativas autobiográficas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )