SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1Development of competences: a study with teachers of higher educationSelf-Perceived Emotional Intelligence and Academic Performance in Physical Education of Adolescents at the School of Application of the University of São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

TREZZI, Clóvis; PAULY, Evaldo Luis  and  TAGLIAVINI, João Virgílio. “A gente quer inteiro e não pela metade”: paradigmas estéticos para a educação pública brasileira. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-34535.  Epub July 17, 2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.34535.

Este estudo, de caráter bibliográfico e documental, tem por objetivo fazer uma relação entre a pedagogia de João Batista La Salle (1651-1719), desenvolvida entre os séculos XVII e XVIII, e a educação brasileira do século XXI na perspectiva da ética de inclusão. Discute-se a contribuição do modelo pedagógico da Escola Cristã, nome dado por La Salle às suas escolas, para a educação brasileira contemporânea. O principal texto de referência para esta pesquisa é o Guia das Escolas Cristãs, obra pedagógica de La Salle. A partir dele, são analisados relatórios que mostram a realidade educacional do Brasil na última década. Realizando uma crítica às políticas educacionais brasileiras, busca-se uma saída para garantir o real e integral direito à educação de qualidade, preconizado pela legislação brasileira. Conclui-se que esta saída passa pela compreensão, já existente de maneira intuitiva na pedagogia de La Salle, de que universalizar o acesso à educação é mais do que apenas oferecer vagas para todos nas escolas, mas garantir uma escola na qual todos os elementos que a compõem estejam em íntima relação com o ser humano que nela está.

Keywords : experiência estética; la salle; inclusão; exclusão; universalização da educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )