SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Desarrollo de competencias: un estudio con docentes de la enseñanza superiorInteligencia Emocional Autopercibida y Desempeño Académico en Educación Física De Adolescentes en la Escuela de Aplicación de Universidad de Sao Paulo, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

TREZZI, Clóvis; PAULY, Evaldo Luis  y  TAGLIAVINI, João Virgílio. “A gente quer inteiro e não pela metade”: paradigmas estéticos para a educação pública brasileira. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-34535.  Epub 17-Jul-2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.34535.

Este estudo, de caráter bibliográfico e documental, tem por objetivo fazer uma relação entre a pedagogia de João Batista La Salle (1651-1719), desenvolvida entre os séculos XVII e XVIII, e a educação brasileira do século XXI na perspectiva da ética de inclusão. Discute-se a contribuição do modelo pedagógico da Escola Cristã, nome dado por La Salle às suas escolas, para a educação brasileira contemporânea. O principal texto de referência para esta pesquisa é o Guia das Escolas Cristãs, obra pedagógica de La Salle. A partir dele, são analisados relatórios que mostram a realidade educacional do Brasil na última década. Realizando uma crítica às políticas educacionais brasileiras, busca-se uma saída para garantir o real e integral direito à educação de qualidade, preconizado pela legislação brasileira. Conclui-se que esta saída passa pela compreensão, já existente de maneira intuitiva na pedagogia de La Salle, de que universalizar o acesso à educação é mais do que apenas oferecer vagas para todos nas escolas, mas garantir uma escola na qual todos os elementos que a compõem estejam em íntima relação com o ser humano que nela está.

Palabras clave : experiência estética; la salle; inclusão; exclusão; universalização da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )