SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1“Queremos entero y no a la mitad”: paradigmas estéticos para la educación pública brasileñaDimensiones del prejuicio y el estigma en la educación: una revisión sistemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

HERRERO, Juan Antonio García; VAQUERO-DIEGO, Maria; FULLAT, Maria Botey  y  SCHNORR, Samuel Molina. Inteligência Emocional Percebida e Desempenho Acadêmico em Educação Física de Adolescentes da Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo, Brasil. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-39449.  Epub 17-Jul-2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.39449.

Nesta pesquisa examinamos a relação entre a Inteligência Emocional Autopercebida (IEA) e o desempenho acadêmico na disciplina de Educação Física, levando em consideração o gênero e a idade dos adolescentes. O método utilizou uma amostra de 208 estudantes brasileiros, (50,8% mulheres) entre 14 e 18 anos. Em relação ao desempenho acadêmico na disciplina de Educação Física, os resultados indicaram que há relação da dimensão clareza e reparo do instrumento TMMS-24 com o sexo, enquanto a idade está relacionada à dimensão atenção. No que se refere à relação da dimensão IEA com o desempenho acadêmico na disciplina de Educação Física, a dimensão reparo é a que mais gera diferenciais entre os grupos com qualificação em Educação Física superior ou inferior à média dos alunos.

Palabras clave : inteligência emocional; performance acadêmica; educação básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )