SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1Self-Perceived Emotional Intelligence and Academic Performance in Physical Education of Adolescents at the School of Application of the University of São Paulo, BrazilTo prepare to adopt? Reflections on the orientation of families in the practice of adoption author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

CARVALHO, Maria Aparecida Alves Sobreira  and  XIMENES, Verônica Morais. Dimensões dos preconceitos e estigmas na Educação: uma revisão sistemática. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-42298.  Epub July 17, 2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.42298.

Este estudo tem como objetivo analisar as implicações dos estigmas e preconceitos na Educação na busca de compreender como esses conceitos se atualizam e reverberam em publicações científicas. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura realizada em artigos científicos publicados de 2013 a 2021 na base de dados Redalyc e PsycINFO, considerando os artigos publicados nos idiomas inglês, português e espanhol, mediante uso dos descritores preconceito, estigma e vergonha na área da Educação e da Psicologia. De 873 artigos localizados, foram selecionados 44 para análise, com o auxílio do software Atlas Ti 5.2, divididos em quatro dimensões: cognitiva, afetiva, comportamental e institucional. Os resultados apontam para o automatismo de crenças em discursos morais que reforçam estereótipos, interferindo nas relações de afeto desencadeando afastamento ou reações de riso, nojo ou pena, bem como medo, silenciamento e angústia em quem sofre. Aumentam comportamentos agressivos e diminui o apoio social, sendo necessárias intervenções institucionais sistemáticas, de longa duração e participativas. Destaca-se, por fim, a necessidade de maiores estudos sobre o tema no campo da educação superior com a participação dos diversos sujeitos sociais.

Keywords : preconceito; estigma; educação; revisão sistemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )