SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1La relación entre teorías de aprendizaje y teorías de la educación ejemplificadas por la tecnología educativa de la investigación investigadorProcesos de autorreflexión sobre la práctica docente en el contexto de la Educación Superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

SILVA, Daniele Cariolano da  y  THERRIEN, Jacques. Cultura do silêncio e educação libertadora: aportes freirianos. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-38533.  Epub 17-Jul-2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.38533.

O trabalho objetiva compreender a relação entre a cultura do silêncio e a educação libertadora a partir do pensamento de Paulo Freire. Trata-se de um recorte da pesquisa intitulada “Cultura do silêncio na identidade profissional do TAE-Pedagogo do IFCE à luz do pensamento freiriano”, em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Como procedimentos de coleta de dados, recorreu-se nesta primeira etapa à revisão bibliográfica. Em uma sociedade de tolhimento da voz, da palavra e da expressão humana, constatam-se marcas da cultura do silêncio introjetada como inconsciente coletivo, entretanto, a educação libertadora como ato cognoscente se apresenta como resistência à herança histórica de silenciamento, assistencialismo e domesticação do corpo. Tal educação ocorre em oposição aos limites da realidade opressora e do silêncio imposto, buscando ultrapassar o estado de classe em si para se configurar como classe para si por meio da consciência crítica.

Palabras clave : educação libertadora; silenciamento; Paulo Freire.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )