SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1Self-reflection processes on teaching practice in teh contexto of Higher EducationCurriculum for early childhood education: Indications of internationalization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

FERRARI, Andrea Gabriela; COUTO, Marcela Graef do; KESSLER, Júlia Avila  and  SILVA, Milena da Rosa. Educadoras na educação infantil: intersecções do trabalho de educação-cuidado. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-41780.  Epub July 17, 2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.41780.

Este escrito é um desdobramento de um projeto de pesquisa-extensão desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias (NEPIs) junto a berçários de escolas de educação infantil municipais e conveniadas de Porto Alegre. A partir dessa experiência, tomamos como questão o trabalho de educação-cuidado desenvolvido nas instituições de educação infantil e alguns atravessamentos de gênero, raça e classe que marcam essa profissão no Brasil. Para tanto, por meio de uma revisão narrativa de literatura, traçamos uma breve retomada histórica acerca da constituição da educação infantil nos contextos europeu e brasileiro e apresentamos trechos dos diários clínicos – materiais de registro adotados pelas pesquisadoras –extensionistas – que se articulam às questões discutidas. A partir desse processo de escrita, mostrou-se evidente a importância de considerar o trabalho das educadoras das escolas de educação infantil como uma confluência de aspectos históricos e sociais e como um panorama interseccional, permeado por atravessamentos de gênero, raça e classe, e por processos de desvalorização de diversas ordens.

Keywords : educação infantil; trabalho; gênero.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )