SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1Educators in Kindergartens: intersections between education and care workAbordagen de las capacidades (capabilities), desarrollo humano y educación: interfaces entre Amartya Sen y Martha Nussbaum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

THIESEN, Juares da Silva  and  DURLI, Zenilde. Currículo para a educação de primeira infância: indicativos de internacionalização. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-37021.  Epub July 17, 2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.37021.

O texto interroga as indicações das políticas educativas globais, protagonizadas pelos organismos internacionais, de formalização de currículos nacionais para crianças cada vez mais jovens. Aborda alguns dispositivos pelos quais essas indicações têm sido incorporadas nos textos curriculares e em demais ações na educação de primeira infância no Brasil. Tem como objetivo analisar se as reformas curriculares em curso no país estão mais inclinadas ao acolhimento da racionalidade neoliberal centrada em mudanças no campo da economia e no mercado global (internacionalização) ou nas especificidades sociais e culturais da primeira infância. Caracterizado como estudo exploratório, envolve pesquisa de documentos coletados em ambientes e repositórios digitais nacionais e internacionais diversos. O tratamento analítico considera a permeabilidade das políticas curriculares do sistema educacional brasileiro ao movimento global de internacionalização do currículo com forte inclinação à escolarização precoce na educação de primeira infância.

Keywords : políticas curriculares; currículo; educação de infância; internacionalização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )