SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1Abordagen de las capacidades (capabilities), desarrollo humano y educación: interfaces entre Amartya Sen y Martha NussbaumThe relation between neoliberalism and the education quality paradigm author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

BRASIL, Taciana. O ensino religioso na educação integral: contribuições metodológicas. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-38054.  Epub July 17, 2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.38054.

No Brasil, os princípios da educação integral têm se tornado um paradigma para as políticas educacionais e práticas escolares. Todos os conteúdos devem colaborar para que esse princípio seja levado a efeito. Existe, porém, um desafio em particular: o ensino religioso. Este conteúdo historicamente foi utilizado com interesses políticos para imposição da religião hegemônica. Porém, a Base Nacional Comum Curricular lhe confere uma nova possibilidade, em que é utilizado para reforçar a diversidade e a liberdade religiosa. Através de pesquisa documental e bibliográfica, este artigo discute possibilidades para a colaboração deste novo modelo de ensino religioso em um contexto de educação integral.

Keywords : educação integral; ensino religioso; base nacional comum curricular.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )