SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Capabilities approach, human development and education: interfaces between Amartya Sen and Martha NussbaumLa relación entre el neoliberalismo y el paradigma de la calidad de la educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

BRASIL, Taciana. O ensino religioso na educação integral: contribuições metodológicas. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-38054.  Epub 17-Jul-2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.38054.

No Brasil, os princípios da educação integral têm se tornado um paradigma para as políticas educacionais e práticas escolares. Todos os conteúdos devem colaborar para que esse princípio seja levado a efeito. Existe, porém, um desafio em particular: o ensino religioso. Este conteúdo historicamente foi utilizado com interesses políticos para imposição da religião hegemônica. Porém, a Base Nacional Comum Curricular lhe confere uma nova possibilidade, em que é utilizado para reforçar a diversidade e a liberdade religiosa. Através de pesquisa documental e bibliográfica, este artigo discute possibilidades para a colaboração deste novo modelo de ensino religioso em um contexto de educação integral.

Palabras clave : educação integral; ensino religioso; base nacional comum curricular.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )