SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Enseñanza religiosa en educación integral: aportes metodológicosCoordinar los tiempos y espacios del trabajo pedagógico remoto, en contexto disruptivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

SANTOS, Ana Paula de Souza; NAGASE, Raquel  y  COSTA, Maria Luisa Furlan. A relação entre o neoliberalismo e o paradigma da qualidade da educação1. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-39548.  Epub 17-Jul-2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.39548.

Os padrões de qualidade permeiam boa parte das discussões acerca da educação há algumas décadas. Este artigo analisa a constituição do conceito de qualidade, relacionando-o a gênese e ao desenvolvimento do neoliberalismo. Por meio de pesquisa bibliográfica, abordamos o conceito de neoliberalismo e seu desdobramento na América Latina, especialmente no campo educacional. Constatamos que as práticas mercadológicas vinculadas à competitividade e à qualidade, de origem neoliberal, perpassam as discussões e as práticas educacionais, assumindo a forma de um paradigma. Destacamos a capacidade neoliberal de imposição de um léxico que orienta práticas e políticas educacionais.

Palabras clave : neoliberalismo; América Latina; qualidade; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )