SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1La relación entre el neoliberalismo y el paradigma de la calidad de la educaciónEscuelas cívico-militares: una estrategia política para ocultar el abandono de la educación pública en el Estado brasileño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

SOUTO, Natália Queiroz de Oliveira  y  BORGES, Fabrícia Teixeira. Coordenar os tempos e espaços do trabalho pedagógico remoto, em contexto disruptivo. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-42009.  Epub 17-Jul-2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.42009.

A crise sanitária ocasionada pela pandemia de COVID-19 trouxe à tona novas formas de ser, estar e vivenciar as dinâmicas sociais. O presente texto configura-se como um relato de experiência sobre o desafio de coordenar o trabalho pedagógico em um cenário disruptivo. A organização do trabalho pedagógico remoto visualizou a todo o tempo, a dinâmica entre os sujeitos do processo educativo – estudantes, professores e família – como centralidade estruturante da narrativa. Esta é contada pela ótica do coordenador pedagógico, tateando o desconhecido, coordenando ações descentradas, envolvendo sujeitos, tempos e espaços virtualizados, no desafio de delinear o processo educativo – um processo essencialmente de presenças em interação no mundo – como um processo de presenças digitalmente conectadas, em uma relação de ressignificação das possibilidades de mediação educativa cibernética para o desenvolvimento humano; e das possibilidades de produção de meios mais potentes e mais humanizados, pelo ser humano que pôde construir novos significados para sua atuação e sua forma de estar no mundo, atravessando uma pandemia, à espera de novos tempos e espaços.

Palabras clave : coordenação pedagógica; ensino remoto; pandemia COVID-19.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )