SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1A relação entre o neoliberalismo e o paradigma da qualidade da educação1Escolas cívico-militares: estratégia política para ocultar a negligência com a educação pública no Estado brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SOUTO, Natália Queiroz de Oliveira  e  BORGES, Fabrícia Teixeira. Coordenar os tempos e espaços do trabalho pedagógico remoto, em contexto disruptivo. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-42009.  Epub 17-Jul-2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.42009.

A crise sanitária ocasionada pela pandemia de COVID-19 trouxe à tona novas formas de ser, estar e vivenciar as dinâmicas sociais. O presente texto configura-se como um relato de experiência sobre o desafio de coordenar o trabalho pedagógico em um cenário disruptivo. A organização do trabalho pedagógico remoto visualizou a todo o tempo, a dinâmica entre os sujeitos do processo educativo – estudantes, professores e família – como centralidade estruturante da narrativa. Esta é contada pela ótica do coordenador pedagógico, tateando o desconhecido, coordenando ações descentradas, envolvendo sujeitos, tempos e espaços virtualizados, no desafio de delinear o processo educativo – um processo essencialmente de presenças em interação no mundo – como um processo de presenças digitalmente conectadas, em uma relação de ressignificação das possibilidades de mediação educativa cibernética para o desenvolvimento humano; e das possibilidades de produção de meios mais potentes e mais humanizados, pelo ser humano que pôde construir novos significados para sua atuação e sua forma de estar no mundo, atravessando uma pandemia, à espera de novos tempos e espaços.

Palavras-chave : coordenação pedagógica; ensino remoto; pandemia COVID-19.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )