SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1A estética da existência como fato educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

MARQUES, Eliana de Sousa Alencar; CARVALHO, Maria Vilani Cosme de; SOARES, Júlio Ribeiro  e  FALCAO, Giovana Maria Belém. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS NA ANPED NORDESTE (2016/2022). Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e-44772.  Epub 10-Nov-2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44772.

Este artigo tem como objetivo analisar as tendências da produção intelectual do GT 20 – Psicologia da Educação da ANPEd Nordeste dos trabalhos apresentados e publicados em anais do evento nas edições de 2016, 2018, 2020 e 2022. A metodologia empregada tomou por base os resumos e os textos completos publicado nos anais de cada reunião, destacando neles o objetivo, a fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos empregados nas pesquisas com o olhar atento para o tema em discussão e a contribuição na explicação de aspectos psicológicos envolvidos nos diferentes processos educacionais que foram investigados. Os resultados foram organizados em torno das categorias identificadas como tendências teórico-metodológicas e contribuições para o campo da pesquisa em educação. As análises empreendidas evidenciam como resultado que a psicologia da educação se consolida como campo de investigação caracterizado pela profunda diversidade teórica e metodológica, viabilizando a integração de muitos olhares sobre os processos educativos e as mediações que impactam na formação e desenvolvimento humano, seja na escola, seja em outros espaços de relações sociais.

Palavras-chave : Psicologia da Educação; pesquisa em educação; produção de conhecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )