SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1A pandemia e a crise estrutural do capital: implicações no trabalho dos professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

MARQUES, Eliana de Sousa Alencar; CARVALHO, Maria Vilani Cosme de; SOARES, Júlio Ribeiro  e  FALCAO, Giovana Maria Belém. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS NA ANPED NORDESTE (2016/2022). Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e-44772.  Epub 10-Nov-2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44772.

Este artigo tem como objetivo analisar as tendências da produção intelectual do GT 20 – Psicologia da Educação da ANPEd Nordeste dos trabalhos apresentados e publicados em anais do evento nas edições de 2016, 2018, 2020 e 2022. A metodologia empregada tomou por base os resumos e os textos completos publicado nos anais de cada reunião, destacando neles o objetivo, a fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos empregados nas pesquisas com o olhar atento para o tema em discussão e a contribuição na explicação de aspectos psicológicos envolvidos nos diferentes processos educacionais que foram investigados. Os resultados foram organizados em torno das categorias identificadas como tendências teórico-metodológicas e contribuições para o campo da pesquisa em educação. As análises empreendidas evidenciam como resultado que a psicologia da educação se consolida como campo de investigação caracterizado pela profunda diversidade teórica e metodológica, viabilizando a integração de muitos olhares sobre os processos educativos e as mediações que impactam na formação e desenvolvimento humano, seja na escola, seja em outros espaços de relações sociais.

Palavras-chave : Psicologia da Educação; pesquisa em educação; produção de conhecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )