SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1EDUCATIONAL PSYCHOLOGY: RESEARCH TRENDS IN ANPED NORTHEAST (2016/2022)Production of GT 20 Educational Psychology at ANPEd: expression of science, school education, and contemporary society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

SCAPIN, Gislei José  and  FERREIRA, Liliana Soares. A pandemia e a crise estrutural do capital: implicações no trabalho dos professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e-43680.  Epub Nov 10, 2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.43680.

O corrente texto tematiza, contextualiza e problematiza a situação do trabalho dos professores – entendido como pedagógico – no contexto da crise pandêmica, situado no quadro de crise capitalista e de reestruturação do mundo do trabalho. De cunho teórico-descritivo, apresenta elementos para apropriação do tema, organizando-se em momentos distintos, mas interconectados, a saber: compreende-se o conceito de “crise” em sua forma genérica; situa-se a crise pandêmica na centralidade da crise capitalista, como uma de suas expressões, desnaturalizando as causas dos fenômenos; e, por fim, aborda-se a reestruturação do mundo do trabalho, agravada pelas circunstâncias da pandemia e discute-se sobre o trabalho dos professores nessa conjuntura, com ênfase na problematização sobre as implicações em sua dimensão pedagógica.

Keywords : trabalho; pedagógico; professores; crise; covid-19.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )