Educação
Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582
Abstract
ROBAYO, Adriana del Rosario Pineda; FELICETTI, Vera Lucia and VICENZI, Vinícius Bertoncini. Educação e globalização na escola a partir da interdisciplinaridade. Educação. Porto Alegre [online]. 2024, vol.47, n.1, e-46341. Epub Feb 05, 2025. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.46341.
A formação de cidadãos globais no contexto escolar é atualmente uma prioridade que, embora afetada pela multidimensionalidade das situações que afetam o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes que frequentam as escolas oficiais do país. O artigo apresenta uma experiência desenvolvida em uma escola oficial do departamento de Atlântico Colômbia, onde a partir da implementação de um Projeto Interdisciplinar de Cidadania e Brincar Escolar (PINCEL), são marcados processos de inovação apoiados na interdisciplinaridade que promovem o desenvolvimento integral dos alunos a partir de a vivência dos valores cidadãos e da consciência ambiental. A metodologia lúdica, experiencial e interativa das ações desenvolvidas no contexto do projeto facilita a concretização de múltiplos cenários de experiência cidadã. Os resultados da experiência mostram a contribuição para a melhoria contínua dos processos educativos e da ação pedagógica em contexto, favorecendo a coesão social, a solidariedade, a convivência e uma visão prospectiva do trabalho do professor, focada no bem-estar dos alunos. dos valores cidadãos e da conscientização quanto ao cuidado e preservação do meio ambiente.
Keywords : Educação; Globalização; Interdisciplinaridade.












