SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número17O ato pedagógico como possibilidades de prazer, engajamento e significado: possibilidades de inclusão no contexto da exclusão socialPolíticas educacionais e pedagogia da exclusão: a escola em xeque no Brasil do século XXI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SANTIAGO, Anna Rosa Fontella. Políticas de inclusão e cultura excludente: paradoxos do currículo escolar. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2006, vol.06, n.17, pp.21-32. ISSN 1981-416X.

Este texto conduz uma reflexão sobre as condições de possibilidade de um currículo inclusivo no contexto em que se desenvolvem as políticas públicas de educação no Brasil, a partir da última década do século XX. Leva em consideração o conceito de inclusão internacionalmente definido, as teorizações sobre currículo e alguns princípios básicos da política neoliberal que vem marcando a globalização econômica e o discurso educacional no período em questão. Conclui inferindo algumas possibilidades de reestruturação curricular na perspectiva conceitual em que se propõe a educação inclusiva.

Palabras clave : Inclusão; Igualdade; Diferença; Competência; Qualidade.

        · resumen en Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )