SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número17Políticas educacionais e pedagogia da exclusão: a escola em xeque no Brasil do século XXIA saúde da criança em contexto de pobreza e de exclusão - novos desafios de políticas de inclusão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

DIALLO, Boubacar Bayero. Les parcours scolaires atypiques du collège de porédaka en guinée (Afrique de L’Ouest): approche comparative. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2006, vol.06, n.17, pp.45-64. ISSN 1981-416X.

Trata-se de analisar uma pesquisa descritiva e comparativa dos percursos escolares de meninas e meninos em Guiné, no período de setembro a dezembro de 2001, em duas escolas rurais e duas escolas urbanas “guinéennes”, centralizando a pesquisa nos níveis do primário e do secundário em cada uma das escolas pesquisadas. O principal objetivo da pesquisa foi o de compreender a perseverança escolar dos meninos e, sobretudo, das meninas, filhos de famílias em condições sociais desfavoráveis, e assim, do ponto de vista sociológico, contribuir com a explicação da questão do sucesso escolar atípico. Nesse texto, discutem-se dados preliminares de uma destas escolas, do Colégio de Porédaka. A pesquisa foi realizada com alunos do décimo ano de estudo, o último nível do secundário geral do primeiro ciclo. A metodologia utilizada combina a enquete por meio de questionários (respondidos por 42 alunos); entrevistas semidirigidas com 20 crianças, pais, professores e responsáveis, observação e pesquisa documental.

Palabras clave : Exclusão; Percurso Escolar; Perseverança Escolar; Guiné.

        · resumen en Francés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )