SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número18Movimento da matemática moderna: possíveis leituras de uma cronologiaProfessores de matemática ao tempo do Movimento da Matemática Moderna: perspectivas de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SOARES, Flávia. Fontes para a história da educação matemática: imprensa e a matemática moderna. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2006, vol.06, n.18, pp.65-77. ISSN 1981-416X.

Nos últimos anos, vêm crescendo o número de trabalhos que tratam da História da Educação Matemática no Brasil. Crescem também as discussões a respeito da filiação da História da Educação Matemática e das suas relações com a História, a Educação e a Educação Matemática. Essas discussões acompanham outros debates que mostram que o trabalho do historiador e as ferramentas utilizadas para escrever a história vêm sofrendo diversas influências que proporcionaram a ampliação de conceitos e a admissão de novos instrumentos e de novas abordagens à pesquisa histórica que estão sendo incorporadas pelos pesquisadores que se dedicam à História da Educação Matemática brasileira. Nesse artigo, tem-se como objetivo enfatizar o uso do jornal como fonte histórica, rico para a compreensão das práticas escolares, destacando a sua importância como veículo de divulgação das idéias do Movimento da Matemática Moderna no Brasil.

Palavras-chave : História da Educação Matemática; Imprensa; Matemática Moderna.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )