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Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
PASSOS, Laurizete Ferragut e OLIVEIRA, Neusa da Silva Cardoso de. Professores não habilitados e os programas especiais de formação de professores: a tábua de salvação ou a descaracterização da profissão?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.23, pp.105-120. ISSN 1981-416X.
O presente trabalho busca contribuir para as discussões sobre as políticas de formação de professores e das diferentes modalidades de formação que vêm sendo implementadas no país a partir da década de 1990. Tomou-se para o estudo o Programa Especial de Formação de Professores e os dados referem-se à pesquisa desenvolvida num curso da área de matemática e funcionando na capital de um dos Estados mais desenvolvidos do país - a cidade de São Paulo. A sala de aula estudada compunha-se de alunos bacharéis de diferentes áreas, como arquitetos, administradores, engenheiros e parte deles já atuando como professores de matemática e que buscavam a certificação da Licenciatura Plena com carga horária pequena e reduzidos encontros semanais. Buscou-se, então, investigar esse espaço de formação docente a partir do olhar dos alunos que o cursaram tomando, para isso, uma análise de suas percepções e motivações para o ingresso e buscando verificar também o funcionamento do curso e analisar seu papel em relação à possível descaracterização da profissão docente.
Palavras-chave : Formação de Professores; Cursos de Licenciatura; Políticas Públicas.