SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número25Que geometria moderna para as escolas do Brasil e de Portugal?Traços de “modernidade” nos artigos de matemática da revista escola secundária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SILVA, Maria Célia Leme da  e  CAMARGO, Kátia Cristina. Martha Dantas: o ensino da geometria na Bahia. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.25, pp.701-714. ISSN 1981-416X.

Este artigo faz parte de um projeto de pesquisa que pretende construir fatos históricos da educação matemática no Brasil, em especial, sobre o ensino de geometria na Bahia durante o Movimento da Matemática Moderna. Investigaremos, nesta pesquisa, que proposta de ensino da geometria esteve contida nos livros didáticos do curso ginasial do projeto: Processo entre a exposição e a descoberta - PROED, livros estes produzidos em Salvador na década de 70, que tinha como uma das autoras a matemática e educadora baiana Martha Maria de Souza Dantas. O projeto de pesquisa busca compreender como foi a introdução da geometria moderna na Bahia, para isso fizemos uma descrição e uma análise preliminar de documentos de dois projetos desenvolvidos em Salvador nas décadas de 60 e 70, entre eles o projeto ao qual deu origem aos livros didáticos que farão parte de nossa investigação. No corpo desse artigo apresentamos uma cronologia acadêmica de Martha Dantas, pois ao fazermos as primeiras leituras nos documentos recolhidos em Salvador, percebemos que os mesmos estavam fortemente atrelados à vida acadêmica dessa educadora.

Palavras-chave : Movimento da Matemática Moderna; Ensino de Geometria; Martha Dantas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )