SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número26Pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimentoPesquisa interinstitucional em parceira: um espaço de possibilidades formativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

WACHOWICZ, Lilian Anna. Uma inversão didática nos cursos de pós-graduação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2009, vol.09, n.26, pp.29-45. ISSN 1981-416X.

Nosso estudo apresenta a formação continuada de professores como uma das possibilidades do ensino em nível de Pós-Graduação, tomando na forma de exemplaridade o Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná - PDE, que é de formação continuada para professores em exercício e pertencentes ao quadro de magistério do Estado. Os professores PDE não são inseridos em cursos de pós-graduação lato ou stricto sensu. Cursam disciplinas ofertadas em nível de graduação, dentre outras atividades de inserção acadêmica. O que nos leva a exemplificar que a formação continuada pelo PDE são os princípios pedagógicos, de gestão e didáticos, que representam a nosso ver uma inversão didática sendo esta uma das condições favoráveis à transformação da prática profissional, talvez a mais importante. Com base em Bachelard, por sua epistemologia histórica; Habermas, por sua teoria da ação comunicativa; e Vygotsky, pela categoria de mediação na sua teoria de aprendizagem, nossa proposição de inversão didática pretende priorizar a vivência dos atores sociais na educação escolar, como sendo o ponto de partida e de chegada da reflexão coletiva, com a orientação das universidades conveniadas.

Palavras-chave : Formação Continuada; Pós-Graduação; Inversão Didática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )