SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número27Políticas y problemática de la formación del profesorado en España (1969-2004): la Revista de Educación en el contexto de la agenda educativa internacionalHistória da profissão docente em Natal/RN (1908-1920) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

KUHLMANN JUNIOR, Moysés  e  MEDEIROS, Ceres Luehring. O Centro Juvenil de Artes Plásticas e a formação de arte-educadores na década de 1950. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2009, vol.09, n.27, pp.249-265. ISSN 1981-416X.

Este artigo apresenta aspectos da formação de professores de arte para atuar, principalmente, no Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), criado em 1953, pelo artista Guido Viaro, em Curitiba. Os anos 1950 destacam-se como um momento em que as Escolinhas de Artes se constituíram no Brasil, difundindo a livre-expressão como proposta inovadora para a educação das crianças. Salienta-se, neste artigo, o curso de formação de docentes vinculado ao Centro Juvenil, os aspectos da atuação profissional destes professores sob a orientação de Guido Viaro, o perfil almejado para o professor de arte na época estudada, e a concepção pedagógica no que se refere à arte-educação. A metodologia utilizada para a pesquisa tomou como fontes de primordial importância a análise de documentos do CJAP daquele período, como: livros de matrículas, livro ponto, portarias, livro de testes, atas, livro de anotações diárias, os relatórios anuais de atividades, os trabalhos dos alunos e fotografias. Por último, é importante constatar que anteriormente à implantação dos primeiros cursos de licenciatura em arte, este Centro, contribuiu para a formação de professores de arte em Curitiba, revelando o seu caráter inovador e de vanguarda.

Palavras-chave : Arte-Educação; História da Educação; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )