SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número28A representação social da homofobia na cidade de Lorena/SPA educação especial em escolas regulares: tramas e dramas do cotidiano escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MACEDO, Rosa Maria de Almeida  e  BOMFIM, Maria do Carmo Alves. Violências na escola. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2009, vol.09, n.28, pp.605-618. ISSN 1981-416X.

A violência tem se tornado um dos principais motivos de queixas de professores, pois, de evento esporádico, se tornou frequente na rotina da escola. Sua recorrência preocupa e o seu enfrentamento é considerado um desafio que se impõe aos pais, educadores e autoridades. Apesar disso, é um fenômeno pouco compreendido e sobre o qual pairam muitas dúvidas. Daí o interesse de realizar um estudo objetivando investigar a existência de violências no ambiente escolar; formas de manifestação e percepções de alunos e professores sobre esse fenômeno. O estudo foi realizado de agosto de 2006 a abril de 2007, em oito escolas públicas de três municípios do Maranhão: São Luis, Timon e Açailândia e envolveu 566 sujeitos, sendo 446 alunos do ensino fundamental e médio e 120 professores. Aplicaram-se questionários do tipo misto nos 566 sujeitos, sendo um instrumental específico para os professores e outro para os alunos e realizadas entrevistas em grupos focais com uma amostra representativa, composta de 52 alunos e 15 professores. Os dados foram analisados a partir das ideias de autores como: Abramovay e Rua (2002); Abramovay e Castro (2006); Gatti (2005); Nogueira (2004); Di Giorgi (2004); Morin, Ciurana e Motta (2003), que tratam sobre a temática. A leitura e interpretação dos dados mostraram que existem violências nas escolas investigadas e nos seus entornos; que a violência se expressa de diferentes modos, mais explicitamente por meio de agressões verbais e de incivilidades; ou sub-repticiamente, através de ameaças e de atitudes preconceituosas e que as relações interpessoais são fragilizadas.

Palavras-chave : Violências; Escola; Juventudes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )