SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número29Pedagogia universitária e aprendizagem docente: relações e novos sentidos da professoralidadeFormação de professores, trabalho docente no ensino superior e mercado de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

BEHRENS, Marilda Aparecida. Docência universitária num paradigma da complexidade: possibilidades de formação continuada no stricto sensu. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2010, vol.10, n.29, pp.27-44. ISSN 1981-416X.

Este artigo relata um dos processos de intervenção do Grupo Paradigma Educacionais e Formação de Professores (PEFOP) que, por meio de pesquisa-ação, focaliza uma proposta de formação pedagógica continuada dos professores, que frequentaram a disciplina de “Paradigmas Educacionais na Prática Pedagógica”, no Mestrado e Doutorado, no stricto sensu do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O grupo PEFOP atua na Linha de Pesquisa “Teoria e prática pedagógica na formação de professores”. Neste relato, busca-se descrever a experiência vivenciada num processo de formação pedagógica e compartilhar as possibilidades apresentadas pelos docentes a partir do envolvimento nesta caminhada. A investigação sobre a formação pedagógica dos professores universitários acompanha esta pesquisadora por mais de trinta anos, especificamente nos últimos quatorze, por meio da atuação na consolidação do grupo PEFOP. Atualmente, compõem o grupo quatro professores doutores que atuam no PPGE, oito mestrandos, três doutorandos, quatro professores da Graduação, dois alunos PIBIC e dois alunos da Graduação. O grupo tem focado problemáticas sobre os paradigmas inovadores na docência universitária, em especial, o paradigma da complexidade. Incluem também investigações sobre os processos pedagógicos e suas tendências, profissionalização no trabalho docente, formação profissional do professor pesquisador, as metodologias que busquem a produção do conhecimento, entre outros temas. Considerando essas temáticas significativas e relevantes, o grupo tomou como objeto de estudo a “Prática Pedagógica dos Professores Universitários” e desenvolveu esta pesquisa-ação que buscou propor um processo de intervenção com a finalidade de investigar as contribuições dos professores e pesquisadores para a qualificação da docência na Educação Superior, durante a formação continuada no stricto sensu.

Palavras-chave : Prática Pedagógica; Docência na Universidade; Paradigma da Complexidade; Formação Pedagógica Continuada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )