SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número32Educação e complexidade: possibilidade de uma relação mais orgânicaRealidade do professor substituto nas universidades da região Sul do Brasil: contribuições para a qualidade do trabalho docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

ROTHEN, José Carlos  y  NASCIUTTI, Fernanda. A educação superior em prova: o perfil da educação superior apresentado pelos resultados do Enade 2005 e 2006. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.32, pp.187-206. ISSN 1981-416X.

Este artigo tem como objetivo discuti r se a educação superior brasileira cumpre o papel de democratizar as oportunidades ou, ao contrário, aumenta as diferenças entre os indivíduos. Para isso, analisam-se os resultados do Enade 2005 e 2006, compara-se o desempenho dos alunos ingressantes com o dos concluintes. Com o estudo observa-se que nas questões de formação profissional o desempenho dos concluintes é superior ao dos calouros. Contudo, verifica-se que o desnível cultural científico dos egressos é maior do que dos ingressantes, a tal ponto que a maioria dos concluintes não consegue elaborar uma resposta às questões discursivas de sua formação profissional. Conclui-se que os resultados do Enade reforçam a ideia de que a superação da elitização da educação superior brasileira não se resolve apenas ampliando o acesso, mas principalmente na qualificação da permanência do aluno.

Palabras clave : Educação Superior; Enade; Avaliação da Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )