SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número34História da Matemática: história de uma disciplinaMatemática moderna nas salas de aula: protagonismos de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

VALENTE, Wagner Rodrigues. A Matemática do ensino secundário: duas disciplinas escolares?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.34, pp.645-662. ISSN 1981-416X.

O texto analisa o trajeto histórico do ensino de Matemática no período 1930-1970, do então denominado ensino secundário. O estudo mostra a existência de inúmeros trabalhos relativos à Matemática ensinada nos primeiros anos desse nível escolar. De outra parte, revela a ausência de pesquisas sobre as séries finais. Assim, o artigo foca a atenção nas transformações da Matemática escolar que hoje está presente no ensino médio. Utilizando como referência teórica de estudo as análises da história das disciplinas, o texto reúne argumentos para concluir que, efetivamente, é possível afirmar que existem duas disciplinas escolares de Matemática no mesmo ensino secundário.

Palavras-chave : História da Educação Matemática; Livro Didático; Ensino Secundário.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )