SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número34Matemática moderna nas salas de aula: protagonismos de professoresO advento das ciências liceais: materialidade e programas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MACHADO, Rosilene Beatriz  e  FLORES, Cláudia Regina. Cenas de um ensino de Desenho: reflexões metodológicas para a escrita da história. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.34, pp.687-707. ISSN 1981-416X.

Este artigo explora a história da disciplina de Desenho, situando-se no âmbito do seu ensino. O objetivo é apresentar e discutir questões teórico-metodológicas para a escrita de uma história do ensino de Desenho a partir de cenas. A pesquisa acontece numa instituição escolar - o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Considera-se o período entre o início da década de 1960 até 2004, e as fontes para análise são tanto documentos oficiais quanto escolares que dão diretrizes a essa disciplina, bem como entrevistas com professores. As cenas do ensino do Desenho são construídas a partir dos depoimentos orais, gerando uma narrativa histórica. Enfim, reflete-se sobre as potencialidades e fragilidades desse modo de construção de escrita acerca da história da disciplina de Desenho.

Palavras-chave : História das Disciplinas Escolares; História do Desenho; Ensino de Desenho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )